Banca de DEFESA: ANA KAMILA SILVA AZEVEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA KAMILA SILVA AZEVEDO
DATA : 19/08/2019
HORA: 15:00
LOCAL: NEPSA II
TÍTULO:

A COMUNICAÇÃO DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DA UFRN COM SEU PÚBLICO: UM ESTUDO CIBERMÉTRICO VIA MÍDIAS E REDES SOCIAIS DIGITAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão da informação. Comunicação organizacional. Cibermetria. Métricas. Redes sociais.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

Vivemos em um mundo em que a informação e o conhecimento se transformaram em ativos valiosos para as organizações. Assim, este estudo tem como objetivo geral compreender como a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estabelece a comunicação com os seus públicos interno e externo por meio da sua página no Facebook. Visando atender a este propósito, temos, como objetivos específicos: verificar, por meio da cibermetria, e dos indicadores de visibilidade, tempo e fator de impacto cibermétrico, como está sendo percebida a página da PROEX no Facebook; identificar os fluxos de comunicação existentes na PROEX e propor um plano de ação para a comunicação da PROEX no Facebook. Para tanto, procede-se à realização de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa e etnográfica, com ênfase na Webnografia, e com objetivos descritivos. Em seguida, os dados obtidos por meio dos questionários e da análise das postagens foram comentados por meio da técnica de análise de conteúdo, bem como da comparação entre os formulários, tentando identificar pontos em comum entre as respostas; como também por meio de uma planilha do Microsoft Excel, apresentando as métricas analisadas através de tabelas e gráficos. A partir dos resultados encontrados, o plano de ação proposto para a PROEX constata que a página do setor no Facebook possui um baixo índice de engajamento por parte dos seus usuários e que existe o desconhecimento da comunidade acadêmica sobre a existência dessa página. Em decorrência disso, sugere-se, como estratégia de comunicação, a realização de uma campanha de divulgação sobre estes perfis e a consideração do uso de uma linguagem mais informal, que seja mais próxima ao público, com alternância de formatos das postagens (texto, imagem e vídeo) e com a ênfase nas atividades fim do setor. Por fim, aconselha-se também diversas ações complementares que contribuirão para que o trabalho de gestão da comunicação organizacional do setor esteja sempre em constante avaliação e melhoria.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - FERNANDA ARIANE SILVA CARRERA
Interna - 3061498 - NANCY SANCHEZ TARRAGO
Presidente - 2087429 - PEDRO ALVES BARBOSA NETO
Notícia cadastrada em: 01/08/2019 14:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao