Estudo de usuários da informação nas redes sociais: uma etnografia virtual na fanpage do TVU Notícias
Estudo de usuários. Comportamento informacional. Práticas
informacionais. Redes sociais. Etnografia virtual.
A sociedade contemporânea tem sido marcada por muitas mudanças
decorrentes do avanço das tecnologias de informação e comunicação. Entre as
alterações fundamentais, temos os novos processos de produção,
disseminação e consumo de informação, além das novas possibilidades de
sociabilização, a exemplo das redes sociais online. Dessa forma, é cada vez
mais comum que os veículos de comunicação tradicionais façam se apropriem
também desses espaços. É o caso da página do telejornal TVU Notícias no
Facebook, que se configura como uma opção para que os espectadores
tenham acesso ao conteúdo produzido para o meio tradicional, além de poder
interagir entre si e com o próprio veículo de comunicação. O estudo de
usuários da informação se constitui atualmente como uma importante
ferramenta de gestão, uma vez que permite identificar prioridades e parâmetros
objetivos para decidir onde e como aplicar esforços para o aprimoramento dos
fluxos de informação. Diante disso, pretende-se realizar um estudo de usuários
a partir de conceitos de duas abordagens: comportamento informacional e
práticas informacionais, a primeira tendo como base o paradigma cognitivo e a
segunda com o paradigma social da Ciência da Informação. Para tanto, foram
definidos os seguintes objetivos específicos: analisar as motivações dos
membros da comunidade para a realização da busca, uso e compartilhamento
das informações; compreender os hábitos, as necessidades e demandas
informacionais; e, por fim, investigar os aspectos relacionados às interações
entre usuários na fanpage do TVU Notícias e dos usuários com a própria
página. Trata-se de uma pesquisa descritiva, em que se utiliza da etnografia
virtual, alicerçada na observação participante e em entrevistas
semiestruturadas para a coleta de dados. Pretende-se, por fim, obter
informações que subsidiem o planejamento, desenvolvimento e prestação de
serviços que, de fato, atendam as necessidades desses usuários.