CURADORIA DE CONTEÚDO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: o tratamento da informação em redes sociais digitais e suas implicações
Curadoria de Conteúdo. Redes sociais digitais. Extensão universitária. Gestão da Informação
As atividades de extensão de uma Universidade constituem boa parte da sua face institucional junto à comunidade. Porém, os responsáveis pelas ações, projetos, cursos e grupos de extensão dispensam pouca atenção ao tratamento da informação em suas práticas. Dessa forma, a disseminação de informações por meio das redes sociais digitais não atende parâmetros ideais de eficiência e eficácia. A presente dissertação tem como objetivo geral investigar de que maneira o ferramental oferecido pela curadoria de conteúdo pode contribuir para a melhor disseminação das informações em redes sociais digitais por parte de grupos de extensão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). A pesquisa de procedimento monográfico empregou abordagem qualitativa, com finalidade exploratória, para investigar seis grupos musicais extensionistas da referida escola. Os objetivos específicos foram: investigar quais são os objetivos informacionais, os recursos humanos e técnicos das referidas ações de extensão; analisar a atuação dos seus gestores de redes sociais digitais sob o ponto de vista da curadoria de conteúdo; identificar e analisar técnicas e elementos de curadoria de conteúdo empregadas nas postagens dos perfis das redes sociais; e, por fim, oferecer uma política de informação que auxilie a disseminação de informações no contexto das redes sociais das ações de extensão da EMUFRN. Os resultados apontaram que: não é dada a devida importância às redes sociais digitais desde a fase de projeto institucional; ainda há pouca dimensão do potencial das redes para ampliação e formação de plateias; há excesso de conteúdo auto-referente e com pouca agregação de valor no perfis analisados.