Banca de DEFESA: TIAGO XAVIER DA SILVEIRA MARTINS

DISCENTE : TIAGO XAVIER DA SILVEIRA MARTINS
DATA : 16/08/2021
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/avz-qajf-uaq >

CURADORIA DE CONTEÚDO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: o tratamento da informação em redes sociais digitais e suas implicações

Curadoria de Conteúdo. Redes sociais digitais. Extensão universitária. Gestão da Informação

As atividades de extensão de uma Universidade constituem boa parte da sua face institucional junto à comunidade. Porém, os responsáveis pelas ações, projetos, cursos e grupos de extensão dispensam pouca atenção ao tratamento da informação em suas práticas. Dessa forma, a disseminação de informações por meio das redes sociais digitais não atende parâmetros ideais de eficiência e eficácia. A presente dissertação tem como objetivo geral investigar de que maneira o ferramental oferecido pela curadoria de conteúdo pode contribuir para a melhor disseminação das informações em redes sociais digitais por parte de grupos de extensão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN)A pesquisa de procedimento monográfico empregou abordagem qualitativa, com finalidade exploratória, para investigar seis grupos musicais extensionistas da referida escola. Os objetivos específicos foram: investigaquais são os objetivos informacionais, os recursos humanos e técnicos das referidas ações de extensão; analisar a atuação dos seus gestores de redes sociais digitais sob o ponto de vista da curadoria de conteúdo; identificar e analisar técnicas e elementos de curadoria de conteúdo empregadas nas postagens dos perfis das redes sociais; e, por fim, oferecer uma política de informação que auxilie a disseminação de informações no contexto das redes sociais das ações de extensão da EMUFRNOs resultados apontaram que: não é dada a devida importância às redes sociais digitais desde a fase de projeto institucional; ainda há pouca dimensão do potencial das redes para ampliação e formação de plateias; há excesso de conteúdo auto-referente e com pouca agregação de valor no perfis analisados.

Interna - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Externa à Instituição - ILEMAR CHRISTINA LANSONI WEY BERTI
Presidente - 1460107 - KENIA BEATRIZ FERREIRA MAIA
Notícia cadastrada em: 27/07/2021 09:23