UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA DISCIPLINA
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DA UFRN/CERES - CAICÓ
currículo; formação de professores; história da educação
matemática; UFRN.
O objetivo deste estudo é elaborar uma interpretação histórica sobre a trajetória da
disciplina de História da Matemática no curso de Licenciatura em Matemática
oferecido no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal
do Rio Grande do Norte (UFRN). Com este trabalho pretende-se responder à
seguinte pergunta de pesquisa: como a disciplina de História da Matemática se
desenvolveu no Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do
Rio Grande do Norte na perspectiva dos professores, estudantes e do currículo?
Trata-se de um estudo de caráter histórico, pois analisa a História da Matemática
como disciplina escolar em um determinado período e contexto histórico, sendo essa
uma das perspectivas de estudo no campo de pesquisa da História da Educação
Matemática. Assim, para este fim, neste trabalho foram analisadas fontes escritas
(Projetos Políticos Pedagógicos e estruturas curriculares do curso e a ementa da
disciplina) e orais (entrevistas), de forma que estas fontes se complementem pelo
método da triangulação de dados. Na análise das fontes orais foi utilizada a
perspectiva de análise narrativa (de narrativas). Ao final desse estudo, espera-se
obter como resultado da pesquisa uma compreensão de como ocorreu a trajetória
histórica da disciplina de História da Matemática, desde que foi implementada no
curso de Licenciatura em Matemática ofertado no Centro de Ensino Superior do
Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte até os dias atuais.