Um estudo histórico acerca dos métodos de resolução de equações diferenciais: método das separáveis método das lineares
Equações Diferenciais. Cálculo Diferencial. História do Cálculo. Ensino de Cálculo.
Esta pesquisa aborda acerca de uma busca do desenvolvimento dos métodos da resolução de Equações Diferenciais propostos por Leibniz, Huygens, Jakob Bernoulli e Johann Bernoulli em meio as correspondências trocadas e/ou publicações nas Actas Eruditorum na última década do século XVII. O objetivo geral foi analisar os problemas que deram origem à constituição de modelos e soluções paraEquações Diferenciais, como um conhecimentomatemático do campo do Cálculo Diferencial, tendo em vista identificar e explicar suas potencialidadesconceituais e didáticas para o ensino desse tema no curso de Matemática da atualidade. Nesse caminho, apontamos os personagens apontados historicamente como os responsáveis por essas criações matemáticas com suas respectivas problemáticas e soluções. Para este propósito, utilizamos como recurso metodológico a análise de conteúdo segundo Bardin (2016) a fim de interpretar informações das fontes primárias e secundárias exploradas no decorrer do texto, além de tecer nossos comentários reflexivos sobre o contexto histórico do século XVII. Finalizamos com algumas propostas que podem ser exploradas em sala de aula durante a disciplina de Equações Diferenciais (ou nomenclaturas que abordem o assunto) ou em História da Matemática. Concluímos que a pesquisa pode contribuir com o ensino de equações diferenciais ordinárias, no que concerne ao trabalho investigativo da temática.