A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO E O PROCESSO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA SOBRE O PENSAMENTO ALGÉBRICO POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: uma experiência de ensino remoto
Teoria da Objetivação. Tomada de consciência. Pensamento algébrico. Futuro pprofessor de matemática. Ensino remoto.
O objeto de estudo da presente pesquisa foi a concepção de pensamento algébrico de futuros professores de matemática. Nesse sentido procuramos analisar como se dá o processo de tomada de consciência sobre o pensamento algébrico de licenciandos do curso de Matemática, a partir de uma abordagem da relação álgebra-aritmética na perspectiva da Teoria da Objetivação. De início procuramos identificar as concepções de pensamento algébrico de futuros professores de matemática; em seguida passamos a identificar possíveis contribuições da Teoria da Objetivação na atualização do saber dos licenciandos sobre pensamento algébrico em uma perspectiva não alienante. Para alcançar os objetivos citados anteriormente, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa na perspectiva da Teoria da Objetivação (TO). Para tanto, ministrando um curso de extensão a alunos do curso de licenciatura a distância em matemática de uma universidade pública federal do semiárido potiguar, que participavam do programa de Residência Pedagógica naquela instituição de Educação Superior. O mencionado curso de extensão foi ministrado de forma online, modalidade remota, com uma carga horária de vinte horas-aulas (20 h/a), dividido em cinco (5) “Encontros” de quatro horas-aulas (4h/a) para cada encontro. As tarefas desenvolvidas foram pensadas para serem executadas em momentos síncronos e assíncronos do citado curso. Para subsidiar o presente estudo buscamos referenciais como Radford (2010, 2011, 2012, 2014, 2015, 2016, 2017, 2021, 2022), Kaput (2008), Lins e Gimenez (1997), Filloy e Rojano (1989), D’amore e Radford (2017), Abbagnano (2007), Al-Jwarizmi (2009). Como resultado alcançado pelo presente estudo, observamos uma progressiva e gradual tomada de consciência por parte dos futuros professores de matemática, com relação ao que poderia ou não ser considerado como uma expressão de um pensamento tipicamente algébrico. Além, de indícios de mudanças na concepção do papel do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem.