A LINGUAGEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: PESQUISAS FUNDAMENTADAS NA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO
Linguagem. Educação Matemática. Teoria da Objetivação. Educação Básica. Estado do conhecimento.
A presente pesquisa se insere no contexto de investigações acerca da relação entre a linguagem e a Educação Matemática. Considerando a pluralidade de referenciais teóricos sobre a temática, optamos por desenvolver esse estudo a partir da perspectiva histórico-cultural, com base nos escritos de Vigotski e na Teoria da Objetivação preconizada por Luis Radford. Assim, definimos como objetivo geral analisar como a linguagem e sua relação com o ensino-aprendizagem matemática na Educação Básica é considerada em teses e dissertações brasileiras baseadas na Teoria da Objetivação. Mais especificamente, (a) identificar teses e dissertações que se fundamentam na Teoria da Objetivação, cujas pesquisas foram realizadas em contextos da Educação Básica brasileira, e situar aquelas que discutem sobre a linguagem e a sua relação com o processo de ensino-aprendizagem da matemática; (b) analisar aspectos relativos à abordagem da linguagem e de sua relação com o processo de ensino-aprendizagem da matemática nas teses e dissertações identificadas. Com intuito de alcançar os objetivos traçados em nossa investigação, vislumbramos a realização de uma pesquisa bibliográfica inspirada no estado do conhecimento com base nas orientações de Fiorentini e Lorenzato (2006), Romanowski e Ens (2006), Vasconcellos, Souza e Silva (2020) e Morosini, Nascimento e Nez (2021). A partir da definição de descritores, coleta na base de dados do Portal Capes e aplicação de critérios, foram identificadas trezes tese e dissertações que tratam do processo de ensino-aprendizagem de matemática em contextos da Educação Básica fundamentadas na Teoria da Objetivação. A partir da síntese e análise preliminar do corpus de análise, verificamos a predominância de pesquisas voltadas para o processo de ensino-aprendizagem da álgebra nos anos finais do ensino fundamental. Atualmente, a pesquisa está na fase de análise das teses e dissertações quanto à abordagem da linguagem e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem, a partir das categorias: concepção de linguagem, papel da linguagem na aprendizagem e representação da linguagem.