O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL E ALGÉBRICO DOS QUATERNIONS A PARTIR DO PERCURSO HEURÍSTICO DE WILLIAM ROWAN HAMILTON
História da Matemática. Quaternions. William Hamilton
Este trabalho tem, em seu escopo, a investigação histórica dos quaternions, visando o resgate de seu valor histórico-matemático ofuscado pelas concepções tradicionais da Álgebra Clássica. A justificativa desta pesquisa situa-se no reconhecimento de que ocorreram, durante o desenvolvimento dos Quaternions, mudanças contextuais que influenciaram na construção de concepções historiográficas e epistemológicas que permitiram olhar a Matemática como não linear, não contínua e não progressista. O que não poderia ser observado se esta pesquisa fosse desenvolvida pela vertente historiográfica tradicional. O objeto de investigação desta pesquisa é a historicidade dos Quaternions. Tem-se o objetivo de realizar um estudo historiográfico, contextual e epistemológico dos Quaternions, vislumbrando o reconhecimento de sua potencialidade pedagógica em um espaço de formação docente. Para isso, foi assumida a seguinte questão norteadora: quais aspectos históricos e heurísticos influenciaram o desenvolvimento dos quaternions hamiltonianos e qual potencialidade pedagógica pode ser extraída da historicidade dos quaternions? Diante disso, a História da Matemática Atualizada foi adotada como aporte teórico-metodológico para o desenvolvimento desta tese. Foram feitos uma pesquisa biográfica de William Rowan Hamilton e um levantamento teórico sobre os Quaternions nos compêndios da História da Matemática e no contexto didático-cognitivo. E foi realizado um estudo de fontes primárias e secundárias que versam sobre a constituição e extensão algébrica dos Quaternions. Vale ressaltar que foi a partir da fonte primária que se tentou alcançar as dimensões historiográfica, epistemológica e contextual. Pode-se compreender que as contingências contextuais e temporais influenciam na formação do perfil heurístico de um investigador e no sentido que o corpo científico assume. Nesse sentido, pode-se evidenciar que o desenvolvimento dos quaternions se caracterizou como uma transição em direção ao surgimento das álgebras não-comutativas. Essa extensão algébrica não traduz uma refutação da validade dos princípios algébricos, mas permite revelar o caráter de conhecimento inacabado que a Matemática possui. Ademais, acredita-se que a abordagem pedagógica dos Quaternions, através de sua historicidade, pode oportunizar o conhecimento sobre sua constituição algébrica; considerando os aspectos historiográficos, contextuais e epistemológicos de seu desenvolvimento histórico; e reconhecimento do lugar em que os Quaternions ocupam no mapa de conhecimento científico. Por fim, pretende-se ampliar a narrativa histórica sobre os quaternions a partir do aprofundamento na análise de suas dimensões historiográfica, epistemológica e contextual.