ANÁLISE DE ASPECTOS CONTEXTUAIS, MACROSCÓPICOS, SIMBÓLICOS E MOLECULARES DE TEXTOS SOBRE “CINÉTICA QUÍMICA” EM LIVROS DE QUÍMICA GERAL DO ENSINO SUPERIOR
Cinética Química; Livro de Química Geral; Aspectos submicroscópicos e contexto
O presente trabalho é fruto de uma investigação em livros didáticos de Química do ensino superior utilizando o triângulo de Alex H. Johnstone e a abordagem da contextualização como base para a pesquisa. Nesse sentido, foi realizado uma análise qualitativa do capítulo denominado Cinética Química em 4 (quatro) livros de química geral utilizados por estudantes de uma universidade pública do nordeste brasileiro. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa tomando como base uma consulta ao quantitativo de livros em circulação para empréstimos na biblioteca central do campus da UFRN e setorial do Instituto de Química desta universidade. O percurso metodológico incluiu a elaboração de pontos norteadores para a análise dos livros com ênfase no conhecimento químico que aborda os elementos da simbologia, representações, contexto e os aspectos macroscópicos, simbólico e submicroscópicos do conteúdo textual presente nessas obras. As categorias construídas durante a análise tomaram como base alguns elementos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados demonstram que os livros apresentam discussões que não se entrelaçam a proposta de Alex H. Johnstone. A partir da análise, também foi possível perceber que as obras não apresentam a interligação entre as discussões desses níveis de representação com uma abordagem contextualizada com exemplos práticos advindos da realidade local na qual esses estudantes se encontram (Natal/RN). Por fim, pode-se afirmar que os livros didáticos universitários de Química, que abordam o conteúdo de Cinética Química, podem ser úteis na compreensão do conteúdo de química geral, mas precisam de um material complementar que possibilite ao leitor/estudante discussões que os levem ao entendimento dos três níveis de representação da matéria como sinaliza Alex H. Johnstone e um contexto de aplicação que se aproxime da realidade de estudantes brasileiro.