CAMINHOS PARA DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS À LUZ DE CORNELIUS CASTORIADIS
Autonomia; Formação de Professores(as); Argumentação Científica; História, Filosofia e Sociologia da Ciência; Castoriadis
O trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito da formação de professores/as relacionada a temática da Argumentação Científica (AC) e da História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC). Tendo como objetivo principal analisar se/como as pesquisas de intervenção na área de Ensino de Ciências, cuja abordagem seja em AC e em HFSC na formação docente, tem possibilitado o desenvolvimento da autonomia, o trabalho se propõe a: I) Identificar, dentro da perspectiva teórica de Cornelius Castoriadis, elementos que caracterizem uma formação para autonomia; II) Analisar os trabalhos de pesquisa da área de Ensino de Ciências em que há intervenção cuja abordagem seja em AC e HFSC na formação de professores(as) de Física à luz dos elementos sobre autonomia presentes na obra de Castoriadis; III) Propor subsídios para elaboração de propostas de ensino que visem a autonomia. A trajetória para alcançar tais objetivos está relacionada ao diálogo entre o pensamento filosófico de Castoriadis e o corpus orientada pela Análise Textual Discursiva (ATD). O corpus é composto por teses e dissertações cuja temática incide nas abordagens da AC e da HFSC com intervenção no Ensino de Física. Para o texto de qualificação, é trazido o referencial teórico-metodológico que apoia esta pesquisa, bem como a busca realizada na base de dados da Plataforma Sucupira, a partir da qual catalogamos um conjunto de trabalhos que compõe o corpus apresentado, ficando a análise desse como última etapa da tese após considerações e apontamentos.