QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
CTS; QSC; Ensino de Ciências; Formação de professores
Refletir sobre educação ultrapassa a discussão referente aos conteúdos elencados como específicos para cada nível escolar ou acadêmico. Nesse sentido, a Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) objetiva alfabetizar cientificamente cidadãos e enfatiza a necessidade de pensar em atitudes e valores que devem ser desenvolvidos à prática cidadã, de forma a capacitar os educandos a se posicionar criticamente frente aos fenômenos que os cercam. Nesta perspectiva, os estudos que contemplam as relações CTS no mundo atual nos níveis da reflexão ética e nas novas tendências educativas, consideram a relevância das questões sociocientíficas (QSC). Estas, por sua vez, pertencendo ao enfoque CTS possibilitam a aprendizagem de significados científicos, sociais e culturais para a formação de professores de Ciências. Considerando tais direcionamentos, este trabalho busca contribuir com a formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza ao apresentara utilização de questões sociocientíficas como uma proposta metodológica para compor processos de ensino e aprendizagem, nesta área. O percurso metodológico incluiu oficinas voltadas à formação inicial e continuada de professores. Para tanto, a presente investigação possui caráter qualitativo e assume a técnica da Observação Participante. Os instrumentos para coleta de dados configuraram-se em: Questionário Inicial, Material de Apoio para a construção de QSC, Questionário Final e diários de campo. Tais procedimentos, de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo, culminaram na elaboração de categorias a priori para análise dos dados da pesquisa. Como resultado das Oficinas, foi possível identificar pouco conhecimento formal quanto ao Campo de Estudos CTS e sua aplicabilidade à área da Educação. O conhecimento sobre esta abordagem e a utilização de QSC, os habilitou a refletir sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica do alunado, bem como a trabalhar com posicionamentos críticos. A promoção destes momentos formativos foi avaliada como “necessária e relevante”, pelos graduandos e professores. A inclusão de QSC, portanto, favoreceu a reflexão quanto aos aspectos sociais, políticos e éticos envolvidos em assuntos públicos adjacentes ao progresso científico e tecnológico.