UM ESTUDO SOBRE A ORIENTAÇÃO PARA A AÇÃO ESCREVER TEXTOS ARGUMENTATIVOS EM QUÍMICA
Galperin; orientação; textos argumentativos em Química
A produção do conhecimento científico é baseada na criação de explicações sobre o porquê da ocorrência dos fenômenos, estas, por sua vez são avaliadas, elaboradas e comunicadas através da argumentação utilizando a linguagem oral ou escrita. Escrever um texto argumentativo em Química emerge da interação de habilidades cognitivas, habilidades cognitivo linguísticas e dos elementos característicos de um texto argumentativo. Para Galperin, em sua Teoria da Formação Planejada de Ações Mentais e dos Conceitos (TFPAMC), escrever um texto argumentativo em Química é uma ação, e sua aprendizagem ocorre por meio da elaboração ou ampliação de sua orientação estruturada em uma Base de Orientação da Ação (BOA), constituindo-se no objeto de estudo desta pesquisa. O objetivo geral é investigar a compreensão da orientação para a ação escrever textos argumentativos em Química utilizada pelos licenciandos em Química, por intermédio de uma Experiência Formativa, baseada na TFPAMC. Apresenta como objetivos específicos são: investigar a aplicação de uma Experiência Formativa, estruturada na TFPAMC, para a análise da compreensão da orientação para a ação escrever textos argumentativos em Química; diagnosticar o nível de compreensão orientação para a ação escrever textos argumentativos em Química; e, identificar os fatores que facilitam e os que dificultam a compreensão da orientação para a ação escrever textos argumentativos em Química. A estratégia metodológica é a Experiência Formativa numa abordagem descritiva e qualitativa na linha dialética, a aplicação ocorreu em duas turmas de licenciandos de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que percorreram as etapas: motivacional, elaboração da BOA, e a material ou materializada. Os dados foram coletados a partir da prova pedagógica, do questionário, do caderno de registro e da observação. Espera-se com este estudo o aprofundamento dos estudos sobre a orientação para ação escrever textos argumentativos em Química através da identificação dos fatores que favorecem ou dificultam a compreensão da BOA diante de uma Experiência Formativa baseada na TFPAMC.