ANALOGIAS, HIPÓTESES E CÁLCULOS: AS DIFERENTES FORMAS DE PENSAR A LUZ NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX
Natureza da Ciência (NDC); História e Filosofia da Ciência (HFC); Natureza da Luz.
Este trabalho se insere no contexto das pesquisas da área de ensino de ciências que defendem que, além de um saber em ciências, o aluno deve ter um conhecimento sobre as ciências, ou seja, um conhecimento sobre a Natureza da Ciência (NDC). Particularmente, o uso da História e da Filosofia da ciência (HFC) tem sido indicado como uma estratégia didática que pode trazer benefícios em vários níveis, seja para a contextualização do ensino de ciências, seja para a compreensão de aspectos da NDC, ou mesmo como possibilidade de formação de cidadãos críticos. Dessa maneira, entendemos que a HFC, especialmente por meio do uso de episódios históricos, pode ser utilizada como recurso potencial para discussão de aspectos da NDC no ensino de ciências. Nesse sentido, analisamos estudos sobre a Natureza da Luz na primeira metade do século XIX, buscando compreender como o trabalho dos pesquisadores que estavam envolvidos nessas discussões pode ter sido influenciado por pressupostos epistemológicos sobre a ciência predominantes neste período, centrando-se na análise dessa influência nas pesquisas de Thomas Young e Augustin Fresnel. Para tanto, foram analisadas fontes primárias e secundárias, buscando compreender o contexto histórico e seus aspectos conceituais, epistemológicos e filosóficos. A complexidade envolvida nos debates Teoria Ondulatória versus Teoria Corpuscular da Luz, no período estudado, mostrou-se muito rica do ponto de vista da discussão de aspectos da NDC. A análise do material histórico evidenciou a possibilidade de trabalharmos diversos temas da NDC, com ênfase nos vários fatores envolvidos no desenvolvimento do conhecimento científico – políticos, científicos, epistemológicos. Esperamos que a interface entre episódio histórico e temas da NDC, construída nesse trabalho, possa contribuir para a discussão de aspectos da NDC no ensino da física, em especial, em cursos de formação de professores de física. Com vistas a isso, pretende-se construir, na continuidade do trabalho, uma narrativa histórica (“estória”) que possa ser utilizada na formação inicial ou continuada de professores.