TT PASSAGEIROS: UMA PERSPECTIVA DA AUTONOMIA PLENA DOS MOTORISTAS POR TRANSPORTE REMUNERADO PRIVADO INDIVIDUAL DE PASSAGEIROS
Transporte Remunerado Individual; Economia Compartilhada; Autonomia do Motorista; Inovação em Mobilidade; Crowdfunding Empresarial
Sob a perspectiva de otimização da redução do consumo de recursos escassos, promovendo sustentabilidade, bem como de melhoria da eficiência e a criação de novas oportunidades de renda, a economia compartilhada, também conhecida como economia colaborativa, é um modelo econômico no qual bens e serviços são compartilhados entre indivíduos privados. O modelo, baseado nos princípios da colaboração, da troca e do acesso, em vez da propriedade, ganhou força com as tecnologias habilitadoras da era da Transformação Digital. Contudo, seu modelo de negócios está longe de ser consensual. Entre eles, o modelo que explora os serviços de transporte compartilhado enfrenta desafios para equilibrar direitos. Considerando tais desafios, é possível desenvolver um modelo de negócio cuja proposta de valor entregue autonomia para os motoristas de transporte compartilhado? Para responder tal pergunta, a presente pesquisa científico-empreendedora objetiva desenvolver um modelo de negócios, centrado na autonomia dos motoristas, que possa contribuir para uma economia mais sustentável, eficiente e justa. Para a entrega desta proposta de valor, o desenvolvimento tecnológico de sistema de informação para a gestão do serviço é previsto. A pesquisa ainda se caracteriza como exploratória no campo do direito e do crowdfunding - financiamento coletivo, com procedimentos experimentais para o desenvolvimento da ferramenta denominada TT passageiros. Para tanto, utilizou-se as tecnologias open source HTML5, CSS, Javascript, PHP, MySQL e o ERP Odoo Community. Adicionalmente, instrumentos de pesquisa para a validação mercadológica e de usuários serão desenvolvidos e aplicados. Neste projeto de qualificação, apresentam-se as funcionalidades de dois aplicativos: um para motoristas e outro para passageiros, bem como o sistema periférico administrativo e sites de apoio aos clientes. O modelo de negócio visa capturar valor na venda de lotes de viagens a preços fixos para os motoristas, promovendo a participação ativa e o pertencimento de todos os envolvidos ao ecossistema gerado.