SCI2BIZ - METODOLOGIA DE ENSINO DA CIÊNCIA AOS NEGÓCIOS:
Inserção Mercadológica da Edtech Sci2Biz
Ensino-Aprendizagem; Qualidade do Ensino; Metodologia de Design de Experiência de Aprendizagem; Produtividade Acadêmica; Produção Intelectual.
A educação superior no Brasil enfrenta desafios estruturais que afetam o desenvolvimento econômico e social do país. Segundo Mozart Neves Ramos, do Instituto Ayrton Senna, além de gerar prejuízos de R$ 30 bilhões por ano, a ineficiência do sistema educacional brasileiro compromete o crescimento econômico, perpetuando desigualdades. Ainda dentro das consequências deste problema, está o adoecimento de professores do nicho educacional. A pressão por produtividade acadêmica para carreiras competitivas, associada aos desafios de engajamento da Era Digital, é uma das protagonistas das raízes deste cenário. Isto exposto, o trabalho objetiva desenvolver um procedimento metodológico voltado ao impulsionamento da produtividade acadêmica de docentes e de discentes. Para tanto, os objetivos específicos são (i) diagnosticar as causas da ineficiência de aprendizagem no ensino superior; (ii) aplicar teorias educacionais e métodos ágeis e de criatividade em uma trilha de ensino da ciência aos negócios e (iii) desenvolver e aplicar instrumentos de validação tecnológica. Considerando que este é um problema que impacta, em maior ou menor grau, diretamente 386 mil professores distribuídos em 203 Instituições de Ensino Superior, de acordo com dados de 2020 do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação, a pesquisa científica avançou para o campo empreendedor, por meio de modelagem de negócio da referida solução. Em desdobramento, criou-se a Sci2Biz, metodologia de design de experiência de aprendizagem, que gera engajamento, desenvolve soft skills e aprendizado eficiente, evidenciado por produção intelectual qualificada. A aplicação do protótipo em mais de 1000 alunos obteve melhora de 27% nas notas finais, quando comparada com o resultado de métodos tradicionais de ensino. Além disso, obteve-se 70% de eficiência na produção intelectual da amostra avaliada. Os referidos resultados sinalizam a viabilidade da inserção de uma edtech no mercado de soluções educacionais, o que foi ratificado pela aprovação para investimento do Programa Startup NE 2023.