Inovação na Gestão de Processos no Poder Judiciário com o Uso de Ferramentas Business Process Management - BPM
Justiça brasileira, Business Process Management (BPM), gestão institucional.
A Justiça brasileira enfrenta desafios significativos para cumprir suas decisões de maneira eficiente, com um número elevado de mandados pendentes em várias comarcas do país, colocando o sistema judicial, nas últimas posições do ranking global de eficiência e aplicação de decisões judiciais. Este estudo tem como objetivo propor a implementação de técnicas de Business Process Management (BPM) para melhorar a eficiência na gestão dos processos judiciais no RN. O foco está na redução da taxa de congestionamento, na melhoria do índice de atendimento às demandas e na redução do número de casos novos por juiz. A metodologia inclui a identificação de problemas e gargalos, seguida pela criação de um plano de ação para otimizar esses processos. Ferramentas tecnológicas, como automação e inteligência artificial, serão integradas para acelerar as tramitações e reduzir custos. A implementação será acompanhada por indicadores e metas de desempenho para garantir a melhoria contínua. Espera-se que a introdução do BPM no sistema judicial brasileiro resulte em maior eficiência, celeridade e acessibilidade à justiça. Com a automação de tarefas repetitivas e a redução do tempo de tramitação dos processos, o sistema poderá operar de maneira mais eficaz, aliviando a sobrecarga dos oficiais de justiça e contribuindo para uma melhor gestão institucional.