SEAWEED COSMETICS: ANÁLISE DO POTENCIAL DE UM MODELO DE NEGÓCIOS CENTRADO EM COSMÉTICOS DE ALGAS MARINHAS
Biotecnologia; Ciência Empreendedora; Cultura da Inovação; Empreendedorismo Inovador; Mercado de Cosméticos; Prospecção Tecnológica; Patentes.
Os cosméticos são preparações sintéticas ou naturais destinados ao uso externo e conseguiram ser desenvolvidos a partir da descoberta de insumos capazes de sustentar as formulações. Com o decorrer do tempo, o conhecimento foi propagado e emergiram as indústrias de cosméticos, com um bilionário mercado e dominado por um oligopólio de multinacionais. Para se ter uma percepção da sua magnitude, dados da sondagem realizada por Business Insider (2017) denotam que 182 das principais empresas de beleza são controladas por 7 grandes players, com os 20 principais líderes desta amostra registrando US$186 bilhões de vendas líquidas anuais, em concordância com Beauty Packaging (2023). Todavia, pesquisa da agência Union + Webster sinaliza que 87% dos brasileiros preferem empresas que trabalham com a sustentabilidade, fato que engloba indivíduos os quais aderem ao slow beauty e ao veganismo. A partir desta tendência, esta pesquisa científico-empreendedora visa diagnosticar oportunidades - para modelo de negócios - centradas em cosméticos à base de algas associadas, também, às tecnologias habilitadoras 4.0. Para tanto, o método de pesquisa é centrado em análise exploratória a partir de prospecção tecnológica e mercadológica. Com natureza aplicada e abordagem qualitativa e quantitativa, o estudo descreve e analisa os dados prospectados, sustentada com procedimentos bibliográficos. Entre os resultados, tem-se o domínio das grandes potências econômicas nas temáticas patentária, econômica e mercadológica, com evidência aos nanomateriais cosmetológicos. Por fim, a modelagem de negócios da Seaweed Cosmetics permite auxiliar as iniciativas empreendedoras de algas no Rio Grande do Norte e sustentar a elaboração do cosmético da alga Gracilaria Birdiae.