TESTE CO{ ANÁLISE SENSORIAL COM CONSUMIDORES
Palavras-chave: Ciência Empreendedora; Ciência, Tecnologia e Inovação; Cultura da Inovação; Negócios Tecnológicos.
Este trabalho teve como objetivo desenvolver o mvp(minimum viable product) de uma ferramenta online para a oferta de um serviço de Testes sensoriais afetivos de Uso Doméstico ou Home use test (HUT) de alimentos. O modelo de negócio aqui proposto se dá a partir da coleta de dados fornecidos por voluntários(consumidores em potencial) captados a partir de campanhas online, de forma que o perfil destes possa corresponder ao usuário fiel (heavy user) do produto em teste . Os dados fornecidos na análise sensorial serão apresentados a partir de dashboards em um painel, o que permitirá aos fabricantes de alimentos e bebidas terem acesso a insights sensoriais advindos da experiência do heavy user no uso doméstico. A metodologia propõe um levantamento bibliográfico, estudo em campo acerca do tema e um mvp de uma ferramenta online para aplicação do serviço de Testes sensoriais afetivos no modo Home use test, tendo como objeto de estudo 2 cases de serviços prestados pela startup sendo o primeiro o levantamento do perfil de usuários fiéis para o produto geleia de pimenta e, uma teste afetivo de uma formulação de ketchup de goiaba sem conservantes. Como resultado, foram obtidas informações de insights sensoriais que poderão ser usados para aprimorar a formulação do ketchup a partir da experiência de uso doméstico bem como o perfil do consumidor fiel de geleia de pimenta. Por fim, concluiu-se que, o uso da tecnologia para avaliar a experiência de uso de um alimento como forma de avaliar sua aceitabilidade pode fornecer insights que não são obtidos quando a avaliação sensorial decorre em meio controlado, como cabines em laboratório.