DIGIPROF: UMA PROPOSTA DE DESIGN INSTRUCIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DA APRENDIZAGEM ADAPTATIVA
Aprendizagem adaptativa, Design instrucional, trilha de aprendizagem, personalização.
A era da informação também é a era da personalização e a escola não pode estar apática a esse fenômeno. A pandemia da COVI-19 abriu as “cortinas” e escancarou os bastidores de um sistema educacional que a muito não vem obtendo resultados satisfatórios, principalmente no que tange às áreas de português e matemática, basilares para o processo formativo. Assim, a ferramenta DIGIprof se coloca como uma alternativa metodológica, baseada no design instrucional, para a gestão da aprendizagem personalizada, baseada em técnicas de educational data science, com o objetivo de reexaminar a função dos diferentes modelos de avaliação e dos dados gerados por eles, propondo assim, que o aluno, além de acessar esses dados, possa seguir por uma trilha de recomposição de aprendizagem, mediada por tecnologia, com diferentes mídias de aprendizagem e métodos avaliativos diversos, visando maior autonomia para o discente e clareza nos dados que nortearão a ação docente.