VOY UNIQ: PLATAFORMA PARA PLANEJAMENTO DE EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS
Comportamento de Consumo; Maximização de Satisfação; Turismo 4.0
A fim de otimizar a satisfação com suas experiências, o turista, diante as opções de roteiros turísticos ilimitados mas com tempo e orçamento finitos, necessita conhecer as perspectivas dos destinos para tomar decisão. Pesquisa de 2019 com 164 pessoas (grupos de viagens do Facebook) apontou que 38% ficaram insatisfeitas com as viagens realizadas, enquanto 40% poderiam ter visitado outros destinos. A percepção de baixo retorno sobre investimento, o turismo de massa e seus efeitos, como o overtourism, estão entre as causas de frustração em viagens. A ANAC aponta que em torno de 7 milhões de brasileiros viajaram para apenas 7 destinos da Europa em 2019. O uso de serviços personalizados por meio de tecnologias 4.0 para mitigar experiências fracassadas está entre as tendências para o turismo neste século. Assim, o objetivo é criar uma plataforma tecnológica para planejar viagens personalizadas visualmente a partir do respectivo perfil do turista, utilizando web scraping para obter dados de destinos europeus, atrações, atividades turísticas e hotéis. A proposta de valor é proporcionar as melhores experiências turísticas e tornar os turistas protagonistas, permitindo-os que construam suas histórias e experiências de viagens.Foram utilizadas as abordagens Lean Startup e Design Thinking e metodologia Running Lean. Serão adotadas ferramentas como storytelling e gamificação, tecnologias de grafos e mineração de dados. Foram investigados os problemas enfrentados pelos turistas, prospecção de tendências e tecnologias para o turismo, elaborados manualmente roteiros de viagens pela Europa e validados com potenciais clientes (Mínimo Produto Viável - MVP) a partir de formulário de preferências. A solução proporcionará experiências turísticas personalizadas para brasileiros que viajam para a Europa a lazer. A plataforma terá como diferencial a recomendação de experiências turísticas por meio de roteiros personalizados e automatizados. As características inovadoras incluirão viagens personalizadas baseados no perfil, utilização de gamificação e storytelling. Os potenciais clientes são turistas brasileiros que realizam viagens internacionais a lazer e os concorrentes são empresas que elaboram manualmente roteiros de viagens personalizados. Os clientes-turistas serem capazes de planejar suas viagens de forma visual tornará bem melhor a usabilidade da plataforma.