Brand Model Canva: Uma ferramenta de gestão de marcas para startups
Marketing, inovação, empreendedorismo tecnológico
A importância do valor da marca para as organizações é assunto bastante discutido no ambiente acadêmico e profissional. Porém, é notória a falta de ferramentas que auxiliem gestores a gerirem suas marcas na prática. O cenário se torna mais crítico quando se trata de gestão de marcas voltada para startups. Tem-se, então, como objetivo deste trabalho desenvolver um modelo de ferramenta visual de gestão de marcas para startups. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, consistindo na construção da ferramenta proposta, nomeada de Brand Model Canva; e validação da ferramenta, após aprovação pelo Comitê de Ética, com gestores de Startups incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC), vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Ao final da pesquisa é esperada a constatação da viabilidade técnica e científica da ferramenta, proporcionando à ciência novos conhecimentos na área de gestão de marcas, e ao ecossistema de inovação, uma ferramenta útil para o desenvolvimento de Startups mais competitivas frente aos clientes, usuários, parceiros, novos talentos e investidores.