PROPOSTA DE GAMEBOOK SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS
Educação financeira, gamebook, Histórias em quadrinhos.
“Você aprende sobre dinheiro na escola? Duvido!” (KIYOSAKI, 2017, p.01). Grande parte dos brasileiros não tiveram educação financeira durante a infância e isso pode estar causando consequências econômicas e sociais. Em uma pesquisa sobre conceitos financeiros, realizada em 30 países, pela Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil teve um índice de respostas corretas de 58%, bem abaixo da média de 78% (RIBEIRO, 2016). A pesquisa avaliou competências em conhecimento, comportamento e atitudes financeiras. O Brasil teve baixo desempenho em todas, ocupando a 27ª colocação, à frente apenas de Polônia, Croácia e Bielorrússia. Este projeto objetiva desenvolver um livro-jogo (gamebook) sobre educação financeira direcionado ao público infantil (crianças na faixa etária de 6 a 12 anos). A proposta surge da necessidade de aliar inovação ao conhecimento financeiro, fazendo uso de tecnologia, criatividade e conceitos básicos fundamentais sobre dinheiro, para estimular, na prática, o aprendizado monetário das crianças. O desenvolvimento da solução de aprendizagem parte da interação entre duas mídias: jogos digitais e histórias em quadrinhos (HQs). A análise dos resultados terá uma abordagem qualitativa e exploratória, dialogando com a perspectiva em resposta à constatação da complexidade das práticas financeiras sociais, em parceria com os saberes envolvidos no trabalho colaborativo entre os membros da equipe e professores/pesquisadores especializados. Como instrumento de coleta de dados será utilizado formulário online enviado diretamente para o perfil ideal de cliente (persona): Pais, parentes ou tutores/responsáveis pelas crianças. O impacto positivo desta iniciativa reflete no aprimoramento de uma nova característica comportamental financeira para as crianças que visa influenciar suas decisões econômicas e sociais futuras.