BIM OFFICE: PLATAFORMA WEB PARA VENDAS DE PROJETOS DE ENGENHARIA NA MODELAGEM BIM - BUILDING INFORMATION MODELING
Mediação digital para projetos de engenharia. BIM. Inovação. Tecnologia.
A indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) tem sido influenciada por rápidas transformações tecnológicas, dentre as quais o BIM - Building Information Model, traduzido para o português “Modelo de Informação da Construção” tem se destacdo nos últimos tempos. Os projetos deixaram de ser elaborados em desenhos 2D sem informações e passaram a ser confeccionados digitalmente. O BIM está sendo um dos marcos da inovação na indústria AEC. A metodologia mostra-se um caminho promissor para a indústria da construção civil e possibilita a unificação de informações importantes, permite melhorias no projeto antes mesmo de sua execução e tem como um de seus principais objetivos a entrega de projetos e obras com a menor quantidade de erros possível, tornando os projetos mais fiéis ao produto final e possibilitando orçamentos mais precisos, execução de projetos mais eficaz e economia da obra. Para tanto, o Governo Federal está incentivando o uso do BIM no Brasil por meio de decretos e leis. Além das entidades da administração pública federal, os engenheiros, arquitetos e empresas da construção civil estão sendo atingidos por essas legislações, contudo, nem todos estão capacitados para trabalhar com projetos em BIM. Percebe-se, portanto, uma oportunidade de crescimento para os projetistas em BIM junto ao novo mercado que está surgindo. Perante a este cenário e o desejo de contribuir para o fomento da enconômia da indústria da construção civil, este trabalho teve como propósito realizar um estudo para o desenvolvimento de uma plataforma web, denominada de BIM Office, tem como objetivo proporcionar a conexão entre quem precisa comprar projetos em BIM com quem sabe projetar em BIM, por meio da mediação digital. Os estudos consistiram na realização de uma pesquisa de mercado, onde constatou-se a aderência do modelo de negócio, por conseguinte foi realizada a análise econômico-financeira da startup, utilizando os métodos VPL, TIR e Payback e, em sequência, também foi desenvolvido o produto mínimo viável (MVP) de baixa fidelidade com uso da técnica fumaça da plataforma web.