DIDABOT:
SISTEMA DE AUXÍLIO PARA TUTORES E PROFESSORES EM PLATAFORMAS EAD
EAD; aprendizagem adaptativa; assistente virtual; chatbot
O aumento das aulas a distância através de plataformas de EAD é um fenômeno que vem aumentando nos últimos anos graças também à tecnologia. Hoje, devido à pandemia COVID-19 o que já era tendência, virou cotidiano. Objetivo final desta pesquisa é identificar um possível caminho a ser trilhado para assessorar tutores e professores nas tarefas rotineiras e previsíveis, assim como ajudar na construção da jornada do aluno fornecendo indicações de aulas e conteúdos de acordo com o nível do aluno, o cronograma do percurso e o material disponível. A pesquisa usará uma abordagem quali e quantitativa voltada a coletar informações pertinentes sobre quais as rotinas de professores e tutores no gerenciamento dos cursos e da ferramenta, além de interagir com alguns alunos para mensurar o engajamento. A natureza será aplicada com produção de conteúdos voltados a entender quais estratégias aumentam o engajamento e encontrar metodologias para aumentar a retenção na plataforma e no curso. O resultado almejado é a elaboração de uma plataforma SaaS conectável a plataformas EAD via API que, com base na programação do tutor ou professor executa ações ao verificar-se de particulares eventos e com base no desempenho do aluno consegue refinar cada vez mais o sistema de aconselhamento de conteúdos. A automação de processos recorrentes e análises quantitativas alavanca o tempo do tutor e professor, que pode se dedicar mais ao aluno e, ao mesmo tempo, permite uma execução mais confiável e personalizada.