Life Sprint: um programa de qualidade de vida.
Inovação; Tecnologia; Saúde; Qualidade de vida.
Inovação em serviços é a implementação de um processo novo ou significativamente melhorado. Nos serviços de saúde o interesse crescente pelo constructo qualidade de vida tem aumentado, em consequência, observa-se também um crescimento no número de instrumentos para mensurá-lo. A atuação com consultorias em saúde e bem estar, pela autora, proporcionou a aplicação de alguns desses instrumentos e a formatação de um metodologia com efetividade na redução de absenteísmo por doença em empresas atendidas. Contudo, o desafio em automatizar esse processo para escalar o serviço norteou a busca por conhecimento neste mestrado. A pesquisa propõe-se desenvolver um produto com embasamento cientifico e metodológico que auxilie na gestão do bem estar emitindo relatórios que aponte indicadores e possibilite a criação de um plano de ação eficaz com avaliação do impacto. Após várias pesquisas e ajustes o produto foi remodelado e criado o Life Sprint (LS) cuja proposta de valor é oferecer um método que auxilie pessoas e empresas a alinhar a vida pessoal e profissional, através de um mapeamento de saúde e bem estar que orienta a elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal focado em resultados e indicadores. O LS foi aplicado com 393 gestores, de segmentos diversos, foram validados as ferramentas e o método desenvolvido, atendendo com êxito as necessidades e expectativas do cliente. Conclui-se com essa pesquisa que o LS é uma inovação em produto do tipo incremental, novo para empresa e mercado. A imersão no cliente e a aplicação das ferramentas de inovação contribuíram para incrementar e refinar o negócio além de otimizar os recursos com eficácia.