PLANEJAMENTO DE TRIBUTOS DIRETOS E INDIRETOS, VALOR DA EMPRESA E CICLO DE VIDA: EVIDÊNCIAS NO
AMBIENTE BRASILEIRO.
Planejamento tributário; Valor da empresa; Estágios de ciclo de vida.
O planejamento tributário tem sido a principal estratégia empresarial para diminuir o ônus tributário, diante da elevada carga tributária oferecida aos contribuintes brasileiros. Essa discussão vem se intensificando após a crise
financeira de 2008 até os dias de hoje, de modo que as empresas necessitam adotar um comportamento tributário que seja capaz de trazer benefícios que superem os custos envolvidos nesse processo. Assim, sob a fundamentação da teoria da agência e da teoria do ciclo de vida organizacional tem por objetivo analisar se, no ambiente brasileiro, o planejamento de tributos diretos e indiretos e os estágios de ciclo de vida estão associados ao valor da empresa. As informações coletadas serão referentes ao período de 2010 à 2021, utilizando os dados disponibilizados na plataforma Refinitiv Eikon e nas demonstrações financeiras divulgadas pelas empresas de capital aberto listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B³). Estudos anteriores exploraram as associações entre planejamento tributário e valor da firma, entretanto, existe uma lacuna de pesquisa, porque a maioria dos estudos dedicou-se apenas em analisar os efeitos dos tributos diretos, sendo necessário ampliar a discussão, e incluir outras possíveis variáveis (estágios de ciclo de vida) que poderão influenciar diretamente nesses resultados. Além disso, o estudo possui um diferencial, porque adicionalmente investigará se há divergências significativas no comportamento tributário das empresas no período da pandemia do Covid-19. Contudo, pode-se afirmar que esta pesquisa contribuirá para esclarecer as implicações da agressividade tributária no valor da empresa, e consequentemente, na geração de valor para o acionista.