GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E NÍVEL DOS ACCRUALS DISCRICIONÁRIOS TRIMESTRAIS NO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO
Gerenciamento de resultados. Accruals discricionários. Resultados trimestrais.
O gerenciamento de resultados e os seus incentivos vem ganhando cada vez mais espaço na literatura internacional e nacional. Contudo, existe a discussão sobre em que período esses incentivos são mais fortes e como se comporta os accruals discricionários ao longo dos trimestres. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo investigar o nível dos accruals discricionários trimestrais como proxy para o gerenciamento de resultados trimestral das companhias abertas brasileiras. Alguns autores evidenciam que os incentivos no quarto trimestre seriam maiores por ser a última oportunidade do gestor de manipular as informações contábeis. Em contrapartida, também encontram-se achados que apontam que os incentivos nos três primeiros trimestres seriam maiores em função da revisão analítica de auditoria ser menos exigente. Para atingir o objetivo, será utilizado uma adaptação do modelo Paulo (2007) de gerenciamento de resultados por accruals discricionários, incluindo três dummies para o período de cada trimestre, sendo a equação-base o resultado do primeiro trimestre, de modo a verificar o nível e a direção dos accruals discricionários trimestrais.