Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA PAIVA DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA PAIVA DE MELO
DATA : 26/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO:

O que o livro propõe, o que a escola dispõe: Análise nas atividades práticas propostas pelo livro didático e o fazer artístico no âmbito escolar.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Arte; Ensino Fundamental; Livro didático; Mediação pedagógica; Práticas artísticas.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo diagnosticar os fatores que impactam negativamente o processo de ensino e aprendizagem das atividades práticas artísticas propostas nos livros didáticos de Arte distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Fundamental – Anos Finais. A investigação parte do pressuposto de que a arte, enquanto linguagem expressiva e componente curricular, exige condições pedagógicas adequadas para contribuir efetivamente com a formação dos estudantes. A metodologia é de uma pesquisa exploratória, que combinou revisão bibliográfica e pesquisa de campo - realizada em uma escola pública em Natal/RN, aproximando-se, em alguns aspectos, das características da pesquisa-ação. A coleta de dados incluiu aplicação de questionários aos discentes, observações em sala de aula com anotações no diário de bordo e análise dos livros didáticos de Arte utilizados nas edições de 2017, 2024 e 2025. Os resultados revelam limitações significativas para a realização das práticas artísticas, como ausência de materiais didáticos e artísticos, espaços físicos inadequados e propostas pedagógicas incompatíveis com a realidade escolar. A fundamentação teórica apoia-se em diversos autores como Barbosa (2003), Libâneo (2006), Lajolo (1996), Eisner (2008), John Dewey (1934), e outros. A pesquisa evidencia que, embora as dificuldades estruturais comprometam o pleno desenvolvimento das atividades, também abrem espaço para estratégias pedagógicas criativas e adaptadas pelos educadores. Conclui-se que a valorização do uso consciente do livro didático, aliado a uma mediação crítica e sensível, pode promover uma prática docente mais eficaz e garantir aos estudantes o acesso à experiência artística como parte fundamental de sua formação integral.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - GERLUZIA DE OLIVEIRA AZEVEDO
Interno - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Presidente - ***.655.414-** - RENATA CELINA DE MORAIS - NÃO INFORMADO
Notícia cadastrada em: 06/11/2025 09:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao