Música na Escola Básica: experiências de apreciar, executar e criar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico
Ensino-aprendizagem; Educação Musical; Educação Básica; Flauta Doce; Musicalização.
O presente trabalho, refere-se a uma pesquisa sobre as experiências de apreciar, executar e criar na Oficina de Musicalização com a Flauta Doce da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra em Natal/RN. O objetivo geral é expor, refletir, analisar e discutir as experiências relacionadas à aprendizagem musical, pretendendo desenvolver uma investigação avaliativa dos benefícios da música na Educação Básica. As experiências vivenciadas e as atividades desenvolvidas foram realizadas no Ensino Fundamental Anos Iniciais, perpassadas pela abordagem qualitativa, utilizando-se dos registros das aulas através de imagens, escritos e filmagens, como também entrevistas com os alunos e depoimento de familiares, professores e equipe gestora. Esta experiência deve oferecer discussões que fomentem o ensino de música na Escola Básica apontando caminhos possíveis nas relações de ensino e aprendizagem.