A TÉCNICA KLAUSS VIANNA COMO PROPOSTA MÉTODOLOGICA PARA O ENSINO DE DANÇA NA ESCOLA
Técnica. Klauss Vianna. Escola. Dança.
Falar de Arte hoje no contexto escolar vai além de um conhecimento histórico e cultural, é propor ao aluno conhecer um mundo repleto de informações, relacionando e aproximando essa experiência a sua realidade de vida ou contexto social. E para essa discussão, partimos da seguinte questão: será possível criar caminhos dentro da Disciplina Eletiva, e as atividades que nela tem sido desenvolvida, a partir da Técnica Klauss Vianna (TKV) no Ensino Médio? Desse modo, a pesquisa em andamento propõe um diálogo sobre minha experiência enquanto docente no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos, localizado no município de São Gonçalo do Amarante no Estado do Rio Grande do Norte (RN), com interfaces na Técnica Klauss Vianna (TKV). Onde a pesquisa tem por objetivopropor caminhos metodológicos para o Ensino de Dança na escola, tendo como base a Técnica Klauss Vianna. Utilizamos a metodologia bibliográfica, onde abordamos alguns pontos sobre o ensino de Arte à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), e de pesquisa ação de natureza qualitativa da observação. Tivemos como referencial teórico no campo do ensino da Dança na escola a autora Isabel Marques (2001) e como base metodológica o entendimento de corpo proposto por Klauss Vianna (2005), e para sistematização e aplicação da Técnica Klauss Vianna a professora Jussara Miller (2007). Para realização dessa pesquisa, as aulas de Dança foram distribuídas na Disciplina Eletiva, a qual está inserida no Eixo Articulador do Currículo na Escola em Tempo Integral, que tem como base o Modelo da Escola da Escolha, criado no ano de 2000, na cidade do Recife – PE, no Ginásio Pernambucano por um ex-aluno da mesma, que se sentiu sensibilizado pelo abandono aquela instituição.