LUZ, CÂMERA, AÇÃO: O CINEMA COMO EXPERIÊNCIA EXITOSA NO ESPAÇO ESCOLAR
Cinema. Educação. Processo de criação.
A intenção desta dissertação a priori foi a de estabelecer parâmetros que definam a relevância do cinema como arte e forma de alfabetização visual. Além de salientar a sua importância nas práticas pedagógicas, o mesmo vem sendo um fomentador de conhecimento em sala de aula. O cinema é uma ferramenta instigadora, que pode facilitar o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos indivíduos envolvidos, e essa experiência no caso do projeto Luz, câmera, ação: o cinema na escola, deu-se por meio da vivência em sala de aula com a produção e experimentação em cinema, por meio de análises críticas, assim como compreensão da construção poética e técnica de um filme. A pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a experiência vivenciada em sala de aula com a produção de curtas-metragens a partir da utilização do uso do celular, bem como compreender como se deu o processo de aprendizagem visual no componente curricular Arte a partir de tal experiência. Pautou-se nas seguintes questões de estudo: Quais são as potencialidades pedagógicas do cinema em sala de aula? é possível uma produção cinematográfica de curtas-metragens no espaço escolar utilizando-se de um aparelho celular para tal empreendimento? é possível uma alfabetização visual a partir do cinema na escola? A metodologia que embasa esse estudo é de natureza qualitativa descritiva sob o viés da pesquisa ação.