O ATELIÊ DE ARTE COMO INSPIRAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS NO ENSINO DE ARTES VISUAIS NA ESCOLA
Ateliê de arte. Espaço educativo. Escola. Artes Visuais.
Esta investigação compreende a importância do espaço de atuação do
professor para o processo de ensino e aprendizagem de arte na sala de aula.
Discute sobre as lacunas, dificuldades e limitações existentes no contexto escolar
brasileiro no tocante aos espaços destinados às atividades de artes visuais. Além
disso, busca-se problematizar o assunto a partir dos parâmetros e critérios
educacionais atuais, os quais indicam o quanto a influência da estrutura física e dos
ambientes podem ser determinantes para o ensino-aprendizagem. O trabalho faz
referência a alguns artistas atuantes no Rio Grande do Norte que enfatizam a
importância do ateliê de arte como lugar de produção de conhecimento. Verifica-se
também a opinião de alguns alunos do ensino médio sobre o que os mesmos
pensam a respeito do espaço que utilizam na escola para a disciplina de Artes
Visuais. Parte-se do pressuposto de que o espaço de produção artística torna-se um
importante articulador no processo de desenvolvimento para o trabalho de alunos
numa escola. Sendo, portanto, um recurso significativo no amparo aos objetivos da
disciplina. Por isso o texto traz depoimentos de professores e artistas que ressaltam
o ateliê como espaço imprescindível para a produção artística. Toma-se como eixos
norteadores desta discussão exemplos de propostas pedagógicas como a Escola da
Ponte, Pedagogia de Reggio Emília e as Técnicas Freinet, as quais fundamentam-se
em ideias que, epistemologicamente, se contrapõem aos modelos tradicionais,
tornando-se inovadoras e merecedoras de atenção para possíveis reflexões sobre a
situação educacional brasileira atual, principalmente no tocante ao ensino de Arte
em escolas públicas.