UMA EXPERIÊNCIA EM ENSINO DE TEATRO COM UMA TURMA DE
CORREÇÃO DE FLUXO NUMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DO
NATAL - RN
Chico Daniel. Escola. Ensino-Aprendizagem. Mamulengo. Teatro.
Esta pesquisa apresenta a relação entre jogos teatrais e o teatro de bonecos
presente em uma prática pedagógica realizada, no ano de 2013, com uma turma de
correção de fluxo escolar nas aulas do componente curricular Arte – Ensino de
Teatro. Como inspiração para a execução deste projeto, foi fundamental o estudo da
vida e obra do Mestre Chico Daniel e o seu Teatro João Redondo. Este trabalho
pretende descrever e analisar um processo de ensino e aprendizagem por meio do
Teatro, tendo como campo de pesquisa a Escola Municipal Djalma Maranhão. A
Pesquisa-Ação foi a linha de pesquisa social escolhida para guiar esta análise, pois
tem como foco a resolução de problemas. A proposta em análise possibilitou que a
maioria dos alunos da turma do 4º ano “H” da EMDM pudesse se voltar para uma
prática teatral pautada no sistema de jogos e no teatro de bonecos, como também
na construção de conhecimentos acerca do teatro em geral e no teatro de títeres.
Essa experiência se tornou exitosa, pois mostrou que pode, através do trabalho
desenvolvido com esses educandos, colaborar com as evoluções em seus
processos de ensino e aprendizagem, uma vez que se encontravam comprometidos
por meio de diferentes obstáculos que assolavam essa turma.