SCAD - Uma proposta para o Design de Avaliações Centradas em Habilidades
Educação Adaptativa Baseada em Competências; Teoria de Espaço de Conhecimento; Design Centrado em Evidências; Inteligência Computacional em Educação.
A inteligência computacional vem revolucionando a forma como diversas atividades humanas ocorrem. No campo da educação, um ramo promissor refere-se à educação adaptativa. Este modelo utiliza sistemas computacionais para orquestrar a interação com os educandos e fornecer recursos e atividades de aprendizagem personalizadas que vizam atender as demandas singulares de cada indivíduo. Inspirado na Teoria de Espaço de Conhecimento (KST) e no Design Centrado em Evidências (ECD), este trabalho apresenta uma nova abordagem de educação adaptativa baseada em competências. A proposta consiste em um framework para a criação de avaliações centradas em habilidades, um método para personalização dessas atividades e um sistema computacional que embarca o framework e o método proposto para promover educação adaptativa centrada no desenvolvimento de competências. Ao final, sugerimos uma análise qualitativa para avaliar os benefícios do sistema e se o seu retorno é mais indicativo que uma abordagem tradicional.