Banca de DEFESA: LUCAS ALEXANDRE ARAÚJO LINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS ALEXANDRE ARAÚJO LINS
DATA : 22/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Remota – Via Google meet
TÍTULO:

ANÁLISE DOS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA MOTIVAÇÃO, PERCEPÇÃO DO AMBIENTE EDUCACIONAL, ENFRENTAMENTO E SAÚDE MENTAL DOS ALUNOS DE ANATOMIA HUMANA PARA O CURSO DE FARMÁCIA.

 

PALAVRAS-CHAVES:

Pandemia, anatomia humana, ensino-aprendizagem, ambiente educacional, saúde mental, motivação, enfrentamento.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Em março de 2020, com a oficialização da pandemia de COVID-19 pela OMS, as aulas teóricas e práticas, como as de anatomia humana, foram transferidas para o formato remoto. Isso privou os alunos da interação pessoal, feedback imediato dos professores e da rica troca de ideias proporcionada pelas aulas presenciais. Para mitigar os impactos da pandemia e dessa transição tecnológica abrupta, tornou-se essencial adotar diversas metodologias, incluindo aulas síncronas, videoaulas, fóruns e um acompanhamento contínuo dos alunos por monitores da disciplina, com atividades que visam estimulá-los e facilitar a compreensão da anatomia humana. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o processo de aprendizagem dos alunos matriculados na disciplina MOR-0048 Anatomia Humana para o Curso de Farmácia do DMOR/UFRN, nos períodos letivos de 2021.1, 2021.2 e 2022.1 em ambos os turnos (matutino e noturno), durante a pandemia de COVID-19, considerando os diferentes fatores envolvidos nesse processo. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos alunos matriculados na referida disciplina, totalizando 227 alunos distribuídos entre os formatos de ensino remoto (20,56%), híbrido (41,12%), e presencial (38,32%). Ao observar os índices de motivação, foi possível perceber que o formato híbrido apresentou resultados superiores aos do presencial, enquanto o formato remoto mostrou-se estatisticamente semelhante ao híbrido em diversos aspectos. No entanto, o formato presencial foi associado a uma queda no nível motivacional em comparação aos outros dois formatos, algo percebido de forma significativa, especialmente, pelas condições adversas do retorno presencial, fato que corrobora a percepção do ambiente educacional como um fator decisivo para o relacionamento com a disciplina e o processo de ensino como um todo. Essa correlação foi corroborada quando os resultados relacionados aos comportamentos adotados para evitar contágio foram avaliados, indicando a permanência dessas práticas sociais e pessoais, de forma geral entre as turmas, evidenciando um impacto duradouro da pandemia da COVID-19 no dia a dia dos estudantes. Além disso, os dados apontaram níveis de utilização de estratégias de enfrentamento bem-marcados, especialmente para as turmas do presencial, indicando mais uma vez que o retorno as condições de ensino presencial ainda representavam um risco potencial para os alunos e, assim, o processo de ensino aprendizagem poderia ser influenciado por esses aspectos, especialmente por suas repercussões na saúde mental dos estudantes, influenciando os níveis de estresse, ansiedade e depressão. Com isso, a conclusão é de que o processo de ensino aprendizagem sofre influência significativa tanto da percepção do ambiente educacional quanto do nível de motivação, sendo fatores determinantes para o relacionamento dos estudantes com a disciplina, bem como da representatividade desse cenário para o curso de uma forma geral. As estratégias de enfrentamento adotadas pelos estudantes, por sua vez, estiveram bastante relacionadas a transição do ensino híbrido para o presencial, representando um intensificador do nível de enfrentamento, sugerindo a necessidade de apoio psicológico direcionado para os estudantes, com o objetivo de mitigar os impactos negativos na saúde mental e proporcionar a manutenção salutar do processo de ensino aprendizagem, considerando não somente as vias de transmissão de conteúdo, mas principalmente o contexto em que o estudante está imerso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1544854 - NAIANNE KELLY CLEBIS
Externa ao Programa - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES - UFRNExterna ao Programa - 2140860 - ROVENA CLARA GALVAO JANUARIO ENGELBERTH - UFRNExterno à Instituição - FRANCISCO WILSON NOGUEIRA HOLANDA JÚNIOR - UFERSA
Notícia cadastrada em: 15/08/2024 14:17
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