Conhecimento dos aspectos éticos dos servidores efetivos de uma instituição federal de ensino: uma possível solução para a redução de procedimentos disciplinares no âmbito da UFRN.
Ética. Procedimentos Disciplinares. UFRN. Capacitação. Termo de Ajustamento de Conduta-TAC
Este trabalho analisa a ética no serviço público, através de conceitos e pesquisas trazidas em outros trabalhos científicos, voltando o foco para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Tal pesquisa se faz necessária, pois como foi constatado no decorrer do trabalho, são abertos uma quantidade relevante de procedimentos disciplinares no âmbito da Universidade foco da pesquisa, e que de acordo com dados apresentados pela Controladoria Geral da União – CGU, o custo de um procedimento disciplinar acarreta uma despesa elevada ao erário. Portanto, através de uma pesquisa exploratória e descritiva, pretende-se analisar o conhecimento em aspectos éticos dos servidores da Instituição em questão, assim como através de uma proposta de capacitação e uma proposta de regulamentação de um mecanismo instituído pela CGU (Termo de Ajustamento de Conduta – TAC), auxiliar no fomento da redução de custos com procedimentos disciplinares.