AEROPORTO INTERNACIONAL DE NATAL: UMA ANALISE A LUZ DO CONCEITO DE AEROTROPOLE
Aerotrópole; Aeroporto; Logística; Desenvolvimento econômico; Sustentabilidade.
A globalização e a formação dos blocos econômicos vêm ressaltando a influência das grandes corporações sobre as regiões do mundo, especialmente nos países subdesenvolvidos, que acabam sujeitos às decisões sobre distribuição das cadeias de produção desde as fontes da matéria-prima bruta até as sedes das empresas determinando uma hierarquia na distribuição do fluxo de riqueza entre as cidades. Vários autores defendem que a competição industrial não ocorre mais entre empresas, mas entre as cadeias de suprimentos, o que explica a ênfase dada a Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos) devido ao fator estratégico. Nesse contexto, o cerne do conceito de desenvolvimento guiado pela formação de aerotrópoles, defendido por John D. Kasarda da Universidade da Carolina do Norte (EUA), está na expansão dos conceitos de aeroporto industrial e cidade-aeroporto, uma vez que a localização perde relevância nas decisões das empresas que passam a valorizar a acessibilidade e a facilidade de conexões intermodais para fazer circular mercadorias com mais agilidade. Em 2024 a Agência Nacional de Aviação Civil concluiu a relicitação e passou a exploração do Aeroporto Internacional de Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante/RN, para a Zurich Airport Brasil que administra uma área de mais de 14 milhões de metros quadrados. O estudo da aplicabilidade do conceito de aerotrópole pode auxiliar no debate sobre o desenvolvimento sustentável da região metropolitana de Natal. Diante destes fatos, o objetivo geral desta dissertação é analisar a aplicabilidade do conceito de aerotrópole e os fatores determinantes para o desenvolvimento em torno do Aeroporto Internacional de Natal. O estudo é do tipo descritivo-exploratório e emprega meios qualitativos através da análise bibliográfica e documental com estudo de caso. Os resultados esperados são, no sentido teórico, a validação do conceito e, no sentido prático, o diagnóstico situacional do aeroporto considerando os aspectos conceituais.