REDES SOCIAIS ONLINE E FORMAÇÃO DE CAPITAL SOCIAL: um estudo com gerentes da área de tecnologia da informação
Redes sociais online. Capital social. Profissionais. Tecnologia da Informação.
A internet e as redes sociais online transformaram definitivamente a maneira como as pessoas se comunicam, se relacionam e percebem o mundo em geral. No âmbito do trabalho, ao se agregar àquelas ferramentas digitais, o indivíduo obtém vantagens, no sentido de facilitar a ampliação de contatos e novas oportunidades de “networking”, gerando o capital social, considerado como um dos resultados gerado por essas conexões em rede. A profissão da Tecnologia da Informação (TI), particularmente, é marcada por constantes mudanças e grandes demandas por profissionais cada vez mais qualificados e atualizados, além de possuir destacada desigualdade entre gêneros. Nesse contexto, este estudo buscou analisar o uso das redes sociais online e sua contribuição para a formação de capital social de profissionais da TI. A investigação ocorreu por meio de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas para identificar as questões-chave das motivações e implicações do uso das redes sociais online, atreladas à formação de capital social e a questão de gênero. Os sujeitos da pesquisa foram gestores de TI que trabalham no Sistema “S” do Brasil. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a análise de conteúdo, com apoio do software qualitativo Atlas.ti. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que a maioria dos gerentes é motivada a utilizar as redes sociais online no trabalho, principalmente para gerenciamento de suas atividades, compartilhamento de recursos e autodesenvolvimento. Na questão da formação de capital social, as redes sociais atuam para dar suporte à gestão, suporte social, progressão na carreira, legitimação e, especialmente para as mulheres, sororidade, fortalecendo-as a enfrentarem de forma solidária os problemas da predominância masculina da profissão.