A GOVERNANÇA INTERATIVA E A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA UFRPE
Governança interativa. Curricularização. Extensão.
As universidades federais são instituições complexas, em termos de estrutura, gestão e processos de decisão e constituem-se num tipo específico de organização, devido a autonomia prevista em lei, ao princípio da indissociabilidade, a diversidade de objetivos e a multiplicidade de seus membros. Com estilo próprio de estrutura, forma de agir e de tomar decisões e um formato de administração educacional que demanda habilidades e técnicas adequadas a sua realidade, é possível explorar a governança dessa instituição a partir de uma perspectiva que considera suas características, sua natureza democrática e autônoma e a interação entre seus atores. À luz do modelo de governança interativa de Kooiman et al. (2008) é possível enxergar a universidade como um sistema social composto por um sistema de governo, um sistema a ser governado e as interações, que fluem entre esses dois sistemas e discutir uma questão que se apresenta num contexto diverso, complexo e dinâmico, que é a curricularização da extensão. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender de que forma o sistema de governança da UFRPE afeta a curricularização da extensão. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, qualitativo, com aplicação de entrevistas semiestruturadas com servidores da UFRPE. Os resultados revelaram que o sistema de governança interativa da UFRPE foi comandado pelos Pró-reitores de Ensino e de Extensão, atores legitimados pelos demais participantes, em função dos cargos que ocupam na instituição, do seu vínculo com a curricularização da extensão e do apoio da Reitoria. A governança hierárquica foi predominante na ação desses atores que atuaram de forma privilegiada e tomaram decisões centralizadas que afetaram a curricularização em aspectos ligados à interdisciplinaridade e à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.