Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS LEAL SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATHEUS LEAL SILVA
DATA : 15/07/2024
HORA: 15:00
LOCAL: on-line
TÍTULO:

PROPOSTA DE CONTROLE SIMPLIFICADO PARA SISTEMAS DE ELETRÓLISE DE PEQUENO PORTE UTILIZANDO FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA ELÉTRICA NO CONTEXTO DA HIBRIDIZAÇÃO VEICULAR.


PALAVRAS-CHAVES:

Economia do Hidrogênio, Gás Hidroxi, Controle, Hibridização.


PÁGINAS: 77
RESUMO:

A Economia do Hidrogênio tem ganhado notoriedade nos últimos anos sendo parte integrante das soluções propostas visando a eletrificação dos vetores energéticos da economia de forma global e a descarbonização da indústria (transição energética). Dessa forma, ao invés de focar na produção do Hidrogênio a partir de fontes emissoras de gases do efeito estufa, como ocorre atualmente (o chamado Hidrogênio cinza), observa-se a tendência futura desta produção ocorrendo através da captura de poluentes no processo de reforma a vapor (Hidrogênio azul) e também através da eletrólise utilizando energia elétrica proveniente de matriz renovável, principalmente de energia solar fotovoltaica e eólica - O chamado Hidrogênio Verde. Ainda no contexto dessa economia proposta utilizando o Hidrogênio como vetor energético, diversas aplicações poderão ser implementadas tanto de forma estacionário (produção de calor por exemplo), como para fins de mobilidade, utilizando o Hidrogênio para a locomoção de veículos. Em se tratando desse último, há dois tipos principais de veículos, e por consequência duas vertentes de pesquisa que tem crescido: a primeira é a aplicação do hidrogênio em células à combustível para a alimentação de uma motor elétrico (eletromobilidade); ou efetivamente como combustível em motores à combustão internada projetados para este fim. Apesar de já existirem modelos comerciais com estas tecnologias, ambos os tipos ainda não estão maduros o suficiente para a efetiva escalabilidade industrial. Ainda em relação à mobilidade, uma alternativa intermediária de menor custo é apresentada: a utilização do Hidrogênio, mais precisamente, a combinação gasosa do Hidrogênio (H2) com oxigênio (O2) na forma do Gás Hidroxi ou Gás HHO em conjunto com os combustíveis convencionais no motor à combustão interna visando tanto a diminuição nas emissões dos gases de efeito estufa como a economia de combustível: a chamada Hibridização Veicular. O presente trabalho propõe então um sistema de controle simplificado em malha fechada para o processo de eletrólise verde utilizado na hibridização descrita anteriormente para a produção do gás HHO, de forma que este controle possa contribuir com a concepção de novos protótipos híbridos de HHO e a viabilidade técnica e econômica dos mesmos. O controle do processo baseado no microcontrolador ESP-32, ocorrendo as ações Proporcional-Integral havendo a leitura da variável controlada (taxa de produção do gás HHO), sendo ajustada a partir da corrente elétrica de entrada (variável manipulada). Para a implementação deste sistema as funções de transferência foram modeladas a partir da metodologia "caixa preta"e espera-se, a fim do trabalho que para setpoints predeterminados de vazão, haja o ajuste automático da corrente de entrada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3157135 - ANTONIO WALLACE ANTUNES SOARES
Interno - 1045672 - MAX CHIANCA PIMENTEL FILHO
Interno - 1168362 - THIAGO DE OLIVEIRA ALVES ROCHA
Notícia cadastrada em: 14/06/2024 15:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao