ESTUDO DO IMPACTO DE GERAÇÃO SOLAR FOTOVOLTAICA NOS NÍVEIS DE CURTO-CIRCUITO E NA PROTEÇÃO DO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA DO CAMPUS CENTRAL DA UFRN, USANDO O SOFTWARE OpenDSS
Palavras-chaves: geração fotovoltaica, contribuições no curto-circuito, impacto no sistema de proteção, redes elétricas de distribuição.
Foram instaladas, em 2022, três plantas solares distribuídas na rede elétrica interna em 13,8 kV do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além destes já conectados e operacionais, outros sistemas de geração fotovoltaicos estão previstos para os próximos anos dentro do Campus Central, visando cumprir metas de sustentabilidade. Com a implementação de geração distribuída, surge a necessidade de avaliar os parâmetros de proteção do Sistema Elétrico de Potência (SEP), uma vez que o fluxo de potência, que antes era unidirecional – da rede COSERN para a carga –, agora passa a ser bidirecional. O principal foco deste trabalho é analisar a contribuição das plantas solares em curtos-circuitos na rede de distribuição do Campus Central da UFRN e definir parâmetros de proteção direcional das subestações onde as placas fotovoltaicas estão conectadas e de seus alimentadores, a fim de garantir coordenação entre as proteções em série.