Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA LUCIANE DE MEDEIROS SOUZA MENDONCA

DISCENTE : ISABELA LUCIANE DE MEDEIROS SOUZA MENDONCA
DATA : 17/06/2024
LOCAL: meet.google.com/bnj-htym-dyq

DESENVOLVIMENTO DE VÍDEOS EDUCATIVOS POR ESTUDANTES DE MEDICINA COMO UMA ESTRATÉGIA ATIVA DE APRENDIZADO

Filme e Vídeo Educativo; Educação Médica; Ensino; Estudantes de Medicina.

Introdução: Os recursos audiovisuais são considerados uma das maiores fontes e tendências da educação na atualidade. O projeto pedagógico dos Cursos de Medicina orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) aconselha a utilização de metodologias ativas e a introdução das tecnologias digitais de informação e comunicação. Entretanto, apesar da ampla utilização de vídeos educativos como um recurso em diversas circunstâncias de ensino por professores, existe uma escassez de dados na literatura sobre a utilização desta estratégia, quando os responsáveis pela produção são os alunos. Objetivo: Avaliar a efetividade de uma estratégia ativa de ensino por meio da elaboração de vídeos educativos por estudantes de Medicina e o grau de satisfação dos mesmos com essa ferramenta de ensino. Método: Estudo de desenho quase-experimental e abordagem quantitativa, realizado com 50 estudantes do sexto período do terceiro ano do Curso de Medicina da UFRN, de agosto a dezembro de 2022. Foi aplicado um pré-teste com o objetivo de avaliar os conhecimentos prévios antes da intervenção e, após a elaboração dos vídeos pelos estudantes, eles foram submetidos a um pós-teste e uma pesquisa de satisfação utilizando questionário com escala do tipo Likert. Em todos os testes foi adotado como nível de significância o valor α = 5%. Resultados: As notas do pré-teste variaram de 0,0 a 8,0, com mediana 6,0 (2,0) e as notas do pós-teste de 2,0 a 10,0 com mediana 8,0 (6,0). Utilizou-se o teste de Wilcoxon e a pontuação obtida pelos alunos no pré-teste foi menor em comparação a pontuação obtida no pós-teste, com um valor de p< 0,0001. Com relação à pesquisa de satisfação, 82% das respostas estiveram nas categoriais de “concordo totalmente” e “concordo”, demonstrando que os alunos consideraram a metodologia utilizada neste estudo importante para a sua aprendizagem. Conclusão: O desenvolvimento de vídeos educativos por estudantes de medicina demonstrou ser uma metodologia de ensino efetiva e factível na promoção ativa de aprendizado, constituindo uma metodologia de ensino capaz de motivar os alunos a construírem o seu próprio trajeto de aprendizagem de forma didática e com um excelente nível de satisfação, além de proporcionar ao professor uma ferramenta de avaliação somativa e formativa.

Presidente - 2495698 - JOSE DINIZ JUNIOR
Interna - 1113790 - GIOVANNA KARINNY PEREIRA CRUZ DE ANDRADE