Banca de DEFESA: RODOLFO ALVES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODOLFO ALVES DA SILVA
DATA : 07/03/2024
HORA: 11:00
LOCAL: Online - link: https://meet.google.com/eza-bzrc-dir
TÍTULO:

Construção de uma ferramenta educacional digital para o ensino do exame urodinâmico nos programas de residência médica de ginecologia e obstetrícia


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia Educacional; Urodinâmica; Residência Médica; Educação a Distância; Educação em Saúde.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

Introdução. O exame urodinâmico é uma ferramenta diagnóstica que avalia as funções de armazenamento e esvaziamento do trato urinário inferior. O exame é complexo, apresenta indicações precisas e exige interpretação e análise crítica dos seus resultados. O conhecimento em urodinâmica e das disfunções do trato urinário inferior está entre as competências almejadas para médicos residentes de ginecologia e obstetrícia, todavia, não existe padronização do ensino desta temática em muitos serviços de residência médica. A educação mediada por tecnologia é uma aliada no desenvolvimento de capacitação qualificada para profissionais de saúde com impacto na melhoria dos serviços ofertados. Nos programas de residência médica, essa estratégia educacional oferece oportunidades para reforçar os conceitos aprendidos e explorar outros não contemplados no período de formação. Objetivo: Desenvolver uma ferramenta educacional digital para ensino do exame urodinâmico dentro dos programas de residência médica de ginecologia e obstetrícia. Métodos: Trata-se de um estudo de produção tecnológica, em que se utilizou o Design Instrucional Contextualizado para nortear o processo de construção do conteúdo educacional digital. Resultados: Entre março de 2023 e fevereiro de 2024, desenvolveu-se um módulo educacional em urodinâmica, aberto e gratuito, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). O módulo apresenta carga horária total de 30 horas e tem como público-alvo médicos residentes de ginecologia e obstetrícia. Os recursos educacionais utilizados de acordo com o Design Instrucional proposto constituíram-se de vídeos, gráficos, ilustrações, casos clínicos ilustrativos, textos complementares, questionários direcionados e glossários. Conclusões: A ferramenta mostra-se prática, de fácil acesso, oportuna ao aprendizado, com possibilidade de ampliar o ensino sobre urodinâmica nos programas de residência médica e promover a educação continuada nas profissões de saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Interna - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Externa à Instituição - ZSUZSANNA ILONA KATALIN DE JARMY DI BELLA - UNIFESP
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 11:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao