DESENVOLVIMENTO DE JOGO SÉRIO PARA APOIAR A EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE FRENOTOMIA LINGUAL
Educação Continuada; Ensino; Jogos Experimentais; Odontologia; Tecnologia Educacional.
Introdução: A equipe interprofissional do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab) trabalha em conjunto para atuar no processo de cirurgia da frenotomia (CF), sendo a equipe odontológica a responsável direta por esse procedimento em recém-nascidos, quando detectada a anquiloglossia (língua presa). No entanto, esses profissionais não dispõem de um produto educativo online que os apoie, direcione e facilite seu processo de ensino-aprendizagem referente a esse procedimento. Objetivo: construir uma tecnologia educacional online, do tipo jogo sério, para apoiar a educação permanente sobre frenotomia lingual. Metodologia: estudo metodológico de criação de tecnologia educacional, desenvolvido entre agosto de 2022 e março de 2023, em um hospital público Federal vinculado à rede EBSERH, Brasil. Foi realizado em três etapas. Na primeira foi usado grupo focal online e questionário virtual para se conhecer as necessidades de aprendizagem sobre cirurgia de frenotomia do público alvo; na segunda etapa foi construído um jogo sério do tipo QUIZ (de perguntas e respostas), com dez perguntas e voltado para a educação do público-alvo – e, na terceira etapa, foi usado questionário online para colher informações de satisfação e sugestões sobre o jogo sério, sendo usado questionário online e aplicado à equipe odontológica. Resultados: a tecnologia educacional foi nomeada de QUIZ-FRENOTOMIA e está disponível em site na internet para que as equipes do hospital possam usá-la como forma de ensino e aprendizagem sobre o processo de CF em recém-nascidos. Quanto à satisfação, observou-se que 100% foi favorável à inserção do jogo como instrumento de apoio à aprendizagem; 88% considerou que ele facilitou o processo de aprendizagem teórico da CF; 99% considerou que o conteúdo foi adequado ao processo de aprendizagem da CF; 99% considerou importante ter um instrumento de apoio à aprendizagem da CF como o jogo usado; 100% concordou que o jogo abordou as etapas do processo da frenotomia – e também 100% respondeu que indicaria o jogo para outras equipes de Odontologia que fossem fazer a frenotomia. Já quanto às sugestões de melhoria, elas abordaram desde a inserção de novos tópicos de perguntas até a inserção de vídeos, porém, sem prejudicar o propósito do jogo. Considerações finais: o jogo mostrou-se bastante efetivo para utilização no processo de ensino-aprendizagem teórico da CF pelo público-alvo e pode contribuir com intervenções educativas no âmbito de instituições hospitalares que tenham o mesmo perfil do Huab.