USO DE FERRAMENTAS DO APOIO À APRENDIZAGEM NA RESIDÊNCIA EM ODONTOLOGIA
Jogo sério; educação em saúde; odontologia; cirurgia, frenotomia.
Introdução: A equipe interprofissional do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) trabalha em conjunto para atuar no processo de cirurgia da frenotomia, sendo a equipe odontológica a responsável direta por esse procedimento em recém-nascidos (RN) quando detectada a anquiloglossia (língua presa). No entanto, esses profissionais não dispõem de um produto educacional personalizado que os apoie, direcione e facilite seu processo de ensino-aprendizagem referente a esse procedimento. Objetivo: o objetivo principal deste trabalho foi apoiar o processo de ensino e aprendizagem da equipe interprofissional do Huab, em relação à cirurgia de frenotomia, através da criação e aplicação de uma ferramenta do tipo jogo sério direcionado às etapas dessa cirurgia. Como objetivo secundário, procurou-se conhecer a percepção dos profissionais envolvidos nesse processo através da formação de um grupo focal virtual. Metodologia: Estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação, cuja coleta de dados foi dividida em três fases, com o público-alvo dividido em dois grupos: Equipe Odontológica (EO) e Demais Profissionais de Nível Superior (DPNS). Na 1ª fase, direcionada somente à equipe odontológica, foi criado e aplicado um jogo sério do tipo quiz com aplicação de um questionário online que foi acessado pré e pós-jogo; a 2ª fase foi direcionada ao grupo DPNS, no qual foi aplicado o jogo e um questionário online com o objetivo de descobrir qual o conhecimento desse público sobre o tema; Por fim, na 3ª fase, foi formado um Grupo Focal Virtual, composto por membros dos dois grupos e que teve como objetivo conhecer a percepção desse público sobre a dinâmica de sua atuação no processo de cuidado ao RN com anquiloglossia. Resultados: os resultados mostraram que o uso do jogo auxiliou o processo de aprendizagem daqueles que se submeteram a ele.