ENSINO-APRENDIZAGEM DE MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS: ENSAIO COMPARATIVO ENTRE CLUBE DA REVISTA, SESSÃO DE CASOS CLÍNICOS E AULA EXPOSITIVA
Medicina Baseada em Evidências; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Estudo de Validação
Introdução: A incorporação dos conteúdos de Medicina Baseada em Evidências (MBE) aos currículos das escolas médicas é um desafio mundial. Existem poucos estudos comparativos entre diferentes estratégias de ensino, e métodos de avaliação carecem de adaptação e validação nacional. Objetivo: Comparar o desenvolvimento de competências para a MBE entre as estratégias de Clube da Revista (CR), Sessões de Casos Clínicos (SCC) e Aula Expositiva (AE), por meio da versão brasileira do questionário padronizado ACE Tool. Métodos: O estudo consistiu de duas etapas: tradução para o português brasileiro, adaptação e validação do questionário ACE Tool (Ferramenta ACE) com alunos e profissionais; e avaliação do desenvolvimento de competências para a MBE por meio da comparação entre as médias obtidas na Ferramenta ACE nos testes pré- e pós-intervenção. Resultados: Foram incluídos 88 participantes, dos quais 20 alunos no grupo CR, 20 alunos no grupo SCC, 36 alunos no grupo AE e 12 professores/preceptores convidados. A Ferramenta ACE obteve consistência (alfa de Cronbach 0.610) e confiabilidade internas (correlação item-total ≥ 0.15 em 14 dos 15 itens) adequadas. A média dos professores/preceptores foi significativamente mais alta que a dos alunos em pré-teste (10.25±1.71 vs 8.73±1.80, diferença média de 1.52, IC95% 0.47-2.57, p=0.005). Não foi observada diferença significativa de pontuação final entre os métodos CR e SCC em relação a AE (CR vs AE: 9.15 ± 1.42 vs 9.11 ± 1.58, IC 95% -0.77,0.85, p=0.92; SCC vs AE: 9.4 ± 1.93 vs 9.11 ± 1.58, IC 95% -0.7,1.28, p=0.57). Conclusão: A Ferramenta ACE apresenta capacidade discriminatória para diferentes níveis de expertise e consistência e confiabilidade internas adequadas. Em alunos iniciantes, os resultados pós-teste foram equivalentes entre os grupos CR, SCC e AE.