PERCEPÇÃO DO PACIENTE COM DOENÇA DE PARKINSON: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL EM SAÚDE
Doença de Parkinson, Experiência da doença, Cuidado integral
Doença de Parkinson (DP) é uma doença crônica neurodegenerativa caracterizada pela manifestação de sintomas motores, sendo os principais: bradicinesia, rigidez muscular e tremor de repouso; como também sintomas não motores, como: depressão, dor, distúrbio do sono e comprometimento cognitivo. Sintomas que provocam um impacto psicossocial na vida dos pacientes com DP. A maioria das ações em saúde está fundamentada no modelo biomédico, que supervaloriza a doença e seus sintomas, e no caso da DP tem seu foco, especialmente, para os sintomas motores e seu tratamento. Sendo importante dar voz ao doente crônico a partir das suas fragilidades e necessidades e assim fomentar possibilidades de intervenção nos processos de saúde-doença-cuidado. Este trabalho tem por objetivo favorecer a formação integral em saúde a partir da percepção dos pacientes com DP sobre o seu processo de doença e tratamento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e analítica fundamentada no Método Fenomenológico. Os dados da pesquisa foram coletados mediante entrevistas individuais a partir do roteiro semiestruturado de entrevista o McGill MINI – Narrativa do adoecimento. Participaram da pesquisa 7 pacientes com idades entre 48 e 73 anos, atendidos no Ambulatório de distúrbio do movimento do Hospital Universitário Onofre Lopes, Natal, Rio Grande do Norte. A partir dos relatos obtidos emergiram três núcleos temáticos que dizem respeito ao paciente diante de seu diagnóstico, o viver com os sinais e sintomas da doença e seu tratamento e o impacto psicossocial da doença e o cuidado em saúde. Os pacientes relatam sofrimento psicológico com impacto no seu cotidiano e em suas relações sociais e de trabalho o que, de forma geral, pode prejudicar sua relação com o próprio adoecimento. Traz areflexão sobre a importância do trabalho em equipe e de uma visão ampla do sujeito, bem como do fortalecimento do ensino na saúde diante da perspectiva do cuidado integral em saúde.