Compreensão dos preceptores de graduação quanto ao seu papel na formação de profissionais de saúde críticos e reflexivos
Preceptoria; educação em serviço; habilidades e competências; diretrizes curriculares na saúde.
CONTEXTO: Em virtude da necessidade de mudanças na formação dos cursos na saúde, a resolução nº 569 de 08 de dezembro de 2017 reitera o Art. 200 da Constituição de 1988 e aprova princípios a serem incorporados nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos da Saúde, como quesitos a serem levados em consideração na adequação e construção dos novos currículos. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo conhecer, como os preceptores de graduação do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes compreendem o seu papel na formação de profissionais de saúde críticos e reflexivos. METODOLOGIA: O estudo do tipo pesquisa descritivo-exploratória, de abordagem qualitativa, de escolha intencional, não probabilística, realizada com preceptores de graduação de múltiplas áreas do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes. A amostra foi constituída por 08 preceptores de graduação convidados à discussão em 1 (um) grupo focal (GF) e 3 preceptores de graduação entrevistados individualmente, tendo como eixo temático a “compreensão dos preceptores de graduação quanto ao seu papel na formação de profissionais de saúde críticos e reflexivos”. A discussão em GF e as entrevistas individuais foram guiadas por meio de um roteiro semiestruturado, previamente elaborado com 5 questões abertas, tendo o pesquisador como mediador. RESULTADOS: Os resultados obtidos através desta pesquisa geraram um produto capaz de fornecer subsídios para compreender a percepção dos preceptores quanto a: conhecimento dos novos currículos na saúde, conhecimento acerca das habilidades crítico-reflexivas, o seu papel na formação de profissionais críticos e reflexivos, utilização de metodologias ativas para o desenvolvimento de tais habilidades e as potencialidades e fragilidades no exercício da preceptoria para o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas nos graduandos.