CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO AVALIATIVO NA PERSPECTIVA DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA PARA A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE
Avaliação; Residência; Desempenho.
CONTEXTO: O ensino na área da saúde vem passando por modificações importantes e o advento dos programas de residência médica e multiprofissional no Brasil tem possibilitado aos profissionais dos serviços discussões e reflexões relativas aos princípios e diretrizes do SUS. “Avaliação” é um termo que abrange qualquer atividade que evidencie a aprendizagem e que possa ser utilizada para emitir um juízo sobre a mesma. OBJETIVO: Construir um instrumento avaliativo para os residentes da Residência Multiprofissional em Saúde em Assistência Materno-Infantil, na perspectiva de desempenho por competências no Hospital Universitário Ana Bezerra, tendo como instituição formadora responsável pela residência a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. METODOLOGIA: Estudo do tipo intervencional, tendo como participantes os residentes do primeiro ano de 2019, tutorese a coordenação da residência. O estudo foi realizado em três etapas: A primeira consistiu na realização de uma oficina com residentes e tutores para discussão e elaboração de uma matriz de competências desejadas na residência e do novo instrumento avaliativo. A segunda etapa contou com a participação dos tutores e da coordenação da residência para ajustes do instrumento proposto. Terceira etapa se caracterizou pela análise dos discursos, tendo Bardin como referência. RESULTADOS: As oficinas resultaram na construção de dois instrumentos. O primeiro intitulado de matriz de competência e o segundo denominado instrumento avaliativo por competências. As discussões para a construção desses dois instrumentos revelaram a necessidade mudanças no processo avaliativo em uso da residência multiprofissional do Hospital Universitário Ana Bezerra.